Relatório anual 2020 disponível para download
O resultado da verificação independente da Moratória da Soja referente às safras de 2018 e 2019 foi publicado e está disponível aqui no site Soja na Linha para leitura e download. Ele reúne as informações das auditorias das traders membros do Grupo de Trabalho da Soja (GTS) sobre o atendimento aos critérios da Moratória da Soja da Amazônia.
A verificação ocorreu em 21 empresas entre os meses de junho e outubro de 2020.
Dessas, 18 cumpriram com todos os critérios da Moratória da Soja, e três não cumpriram por adquirir soja proveniente de áreas desmatadas após julho de 2008. Uma das empresas nesta situação entregou o relatório fora dos prazos acordados pelo GTS.
Um dos riscos apontados pelo relatório é o da triangulação de soja em razão das traders cujas fazendas fornecedorsa comercializam uma quantidade total de soja superior à média de produtividade na Amazônia.
Em 2019, todos os auditores de empresas que realizam a verificação das compras de soja pelas traders foram novamente treinados pelo Comitê de Auditoria do GTS para obtenção de relatórios mais consistentes e padronizados.
Para Amaggi, piloto de auditora ajudou a identificar acertos e pontos para evolução no monitoramento da empresa
Empresa relata melhoria contínua no monitoramento da cadeia de produção da soja brasileira
Live Quarta de Soja debate produção mais responsável
No dia 11 de agosto, 10 horas, no canal do Youtube do Imaflora,
Bem-vindo
BEM-VINDO O papel do Soja na Linha, iniciativa organizada pelo Imaflora é apoiar a implementação da Moratória da Soja na Amazônia e do Protocolo de Grãos no estado do Pará. Além disso, cooperar com as empresas do setor para ampliar e aprimorar os compromissos corporativos para uma cadeia da soja livre de desmatamento ilegal.