Relatório anual 2020 disponível para download
O resultado da verificação independente da Moratória da Soja referente às safras de 2018 e 2019 foi publicado e está disponível aqui no site Soja na Linha para leitura e download. Ele reúne as informações das auditorias das traders membros do Grupo de Trabalho da Soja (GTS) sobre o atendimento aos critérios da Moratória da Soja da Amazônia.
A verificação ocorreu em 21 empresas entre os meses de junho e outubro de 2020.
Dessas, 18 cumpriram com todos os critérios da Moratória da Soja, e três não cumpriram por adquirir soja proveniente de áreas desmatadas após julho de 2008. Uma das empresas nesta situação entregou o relatório fora dos prazos acordados pelo GTS.
Um dos riscos apontados pelo relatório é o da triangulação de soja em razão das traders cujas fazendas fornecedorsa comercializam uma quantidade total de soja superior à média de produtividade na Amazônia.
Em 2019, todos os auditores de empresas que realizam a verificação das compras de soja pelas traders foram novamente treinados pelo Comitê de Auditoria do GTS para obtenção de relatórios mais consistentes e padronizados.
Imazon aponta aumento no desmatamento na Amazônia
Estudo aponta que o desmatamento acumulado dos últimos 11 meses cresceu 51%
Compromisso com a transparência
96% das empresas estão aderentes à moratória da soja no período 2018/2019.
Accountability Framework completa dois anos e inspira ações por cadeias livres de desmatamento na Amazônia e no Cerrado
Imaflora se inspirou em critérios da iniciativa para os programas Boi na Linha e Soja na Linha, que atuam pelo cumprimento de acordos setoriais nas cadeias da carne bovina e da soja